Existem muitas opções diferentes no mundo dos investimentos, cada uma com características e vantagens próprias. Algumas das alternativas de títulos mais populares incluem certificados de depósito bancário (CDB), certificados de depósito entre bancos (CDI), cartas de crédito agrícola (LCAs) e cartas de crédito imobiliário (LCIs).
Neste guia, veremos o que são esses investimentos, como funcionam e como você pode usá-los para melhorar seus retornos financeiros alinhados com o seu perfil de investidor e com as suas estratégias de investimento.
O que é CDB?
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título emitido por um banco para captação de recursos.
Isso funciona como um investidor que empresta a uma instituição financeira em troca de uma contraprestação que pode ser determinada antes ou depois do fato.
É considerado um investimento seguro, pois é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em caso de falência da instituição emissora e suporta até R$ 250 mil por CPF em uma instituição financeira.
O que é CDI?
Os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) possuem taxas de juros que refletem as operações de crédito interbancário. Assim, é referência para diversas operações no mercado financeiro, incluindo os retornos de diversas aplicações em títulos, inclusive do próprio CDB.
Investidores e instituições financeiras acompanham de perto as taxas do CDI. As taxas, no momento, estão próximas da taxa de referência econômica SELIC.
Embora o CBD e o CDI estejam relacionados, existem diferenças significativas entre os dois. O CDB é um título especial emitido pelos bancos e o CDI é uma taxa de juros que reflete os custos cambiais interbancários. Contudo os retornos de muitos CDBs estão atrelados aos CDIs. Ou seja, a rentabilidade do CDB acompanha o movimento desse índice.
O que são LCA e LCI?
As Letras de Crédito Agrícola (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos emitidos por instituições financeiras para financiar atividades dos setores agrícola e imobiliário, respectivamente.
Assim como os CDBs, eles remuneram os investidores e são garantidos pelo FGC em caso de falência do emissor.
Diferenças e Vantagens:
Cada um desses investimentos têm características e vantagens únicas. Embora os CDBs ofereçam uma ampla gama de prazos e recompensas, os CDIs servem como referência para esses investimentos.
LCA e LCI não só oferecem retornos atraentes, mas também estão isentos de imposto de renda para pessoas físicas.
Estratégia de investimento
Ao considerar esses investimentos em sua estratégia financeira, é importante avaliar fatores como duração, liquidez, rentabilidade e risco.
Diversificar a sua carteira com esta combinação de títulos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição a determinados riscos e a otimizar os seus retornos.
CDB, CDI, LCA e LCI são opções populares e acessíveis para investidores que buscam retorno e segurança em seus investimentos.
Ao compreender como estas ferramentas funcionam e as suas diferenças, os investidores podem tomar decisões mais informadas e construir uma carteira de investimentos mais forte e diversificada que atinja os seus objetivos financeiros.
*Esse post não contém recomendações de investimentos. Aqui passamos informações básicas sobre as opções de investimento e mostramos a importância em adquirir conhecimento sobre o assunto.